Crescente busca por profissionais e falta de qualificação contribuem para o aumento
Atualmente, os serviços terceirizados têm sido cada vez mais procurados pelos condomínios, por uma questão de eficiência administrativa e operacional. Uma prova disso é a crescente busca dos síndicos destes conjuntos residenciais ou comerciais por serviços terceirizados, que registram um aumento anual de 25% a 30% na procura. O custo elevado e a falta de estrutura dos condomínios para recrutar, treinar e capacitar profissionais para trabalho em condomínios tem contribuído para este aumento.
Porém, a dificuldade encontrada é identificar profissionais que se comuniquem bem, além disso, o fator segurança deve ser levado muito em conta na hora da contratação. “Uma empresa de terceirização confiável é minuciosa nas entrevistas pessoais, pesquisas de referências profissionais, antecedentes criminais e treinamento preparatório com testes situacionais que avalia a aptidão do profissional para o cargo.”, explica Jorge T. Margueiro da GS Terceirização.
Mas se o profissional passa em todos os requisitos ele ainda recebe um treinamento específico antes de ser encaminhado para um trabalho em condomínio. “O treino é voltado para preparação das atividades a serem exercidas com ênfase na segurança e patrimônio. O intuito é garantir que o porteiro, por exemplo, adquira o conhecimento necessário à execução das atividades em seu posto de trabalho através das regras do condomínio” conta Margueiro. Entender os procedimentos da empresa e a importância da qualidade dos serviços prestados com responsabilidade são itens importantes na capacitação do profissional.
Atualmente, somente na GS Terceirização há 102 vagas: Porteiro / Controlador de Acesso Fem e Masc, 37 vagas; Auxiliar de Limpeza Feminino, 30 vagas; Auxiliar de Limpeza Masculino, 20 vagas; Auxiliar de serviços Gerais, 15 vagas. Isto para todas as regiões. “O serviço terceirizado em condomínios aumentou de forma geral, quer por novos empreendimentos ou a preocupação com segurança. A necessidade de uma portaria mais especializada se torna cada vez mais uma exigência dos moradores de condomínios que migraram de suas residências situadas em ruas.” completa o especialista em condomínios. Como consequência, aumenta a busca pela mão de obra qualificada no setor para atender a este mercado.
Fonte: Segs