Os desabamentos de edifícios comerciais registrados no Rio de Janeiro (RJ) e em São Bernardo do Campo (SP), no início deste ano, vem despertando o interesse da população – e de especialistas das mais diversas áreas – em aprofundar discussões sobre a fiscalização e a manutenção de edificações em todo o país. Para atender essa expectativa, o engenheiro civil Ansel Lancman irá realizar, no próximo dia 17, às 15h e 30m, em São Paulo, na sede da Gabor RH, um módulo de treinamento específico para síndicos, onde abordará tais anomalias, cujas ocorrências, progressões ou agravamentos poderiam ter sido evitados através de perícias preventivas.
No processo de apuração dessas tragédias, profissionais e entidades têm buscado a promoção de debates acerca do assunto, visando identificar responsabilidades.
Entre as questões abordadas no curso estão a falta de leis específicas, a inexistência de órgãos responsáveis pela inspeção estrutural periódica das edificações, a massificação dos cursos de engenharia, entre outras preocupações.
Segundo o profissional, “de tudo o que se sabe, o caminho mais curto aponta para a manutenção”, enfatizou Lancman.
O engenheiro informou que dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) registram que 13.989 prédios comerciais e residenciais foram construídos na capital paulista, nos últimos 27 anos, fora 20 mil edifícios, com mais de 40 anos de construção.
O curso tem como objetivo auxiliar o trabalho do síndico, que irá atuar em conjunto com um perito, para garantir questões de segurança e formas de gerenciar, de modo eficaz, eventuais cobranças e conflitos provenientes de problemas técnicos.
Fonte: Folha do Condomínio